Sou daquelas que ouve música pelo YouTube. Aliás, era! Resolvi deixar de ser pão dura e pagar pelo Spotify. Serão 9,99* dólares por mês depois dos três primeiros meses gratuitos.
Que investimento maravilhoso! Agora eu e o meu filho ouvimos música brasileira da melhor qualidade, o tempo todo e em todo lugar. E quando não estou com ele, aproveito para ouvir músicas em outros idiomas, especialmente uma das minhas bandas favoritas, a alemã Rammstein.
Sem contar que me livrei da chatice dos comerciais interrompendo as músicas a todo momento. E ainda do malabarismo para esconder a tela do computador para que ele tivesse acesso apenas ao som e não às imagens – pois é, evito ao máximo deixá-lo em frente à TV.
Como optei pelo método OPOL (one parent, one language / um pai, um idioma), nem músicas em inglês gosto de ouvir. A menos que o papai esteja conosco. Se somos só nós dois, ouvimos somente músicas brasileiras.
No carro, ouvimos muito o álbum “Bafafá”, da dupla Palavra Cantada, o “Cantando em Roda – Cantigas de Roda Personalizadas”, CD maravilhoso que ganhamos da minha cunhada, e “Infinito Particular”, da Marisa Monte. O “Bafafá” pelo Spotify, o personalizado e o da Marisa Monte pelo toca CD do carro.

Outra música de adulto que ouvimos muito é da Adriana Calcanhoto. O álbum “Perfil” era o que eu mais ouvia na minha gravidez e por isso mesmo gosto de voltar a ouvi-lo de vez em quando. Ouvimos também Caetano Veloso, um dos meus brasileiros preferidos.
E, para a hora de dormir, estamos apaixonados pelo álbum “Canções de Ninar: 22 Canções Inéditas para Embalar Seu Filho”. Se vocês ainda não conhecem, aí vai:
Tento ouvir Patati Patatá, Mundo Bita, Galinha Pintadinha e demais sucessos infantis, mas depois de conhecer a Palavra Cantada, ficou difícil. Todos os outros soam muito ruins. Prefiro reservá-los para a hora da TV. Os videoclipes são fofinhos, coloridinhos e divertidos. Só deixam a desejar, na minha opinião, na qualidade do som :p
A exceção é a Turma do Balão Mágico, porque me remete à minha infância e porque meu filho adora. Nossas preferidas são “Superfantástico” e “Ai Meu Nariz”. Desde bebezinho ele adora me ouvir cantá-las e dá as gargalhadas mais gostosas!
Por enquanto, nosso repertório é bem modesto. Mas com o Spotify não temos mais limite! Podemos variar, sempre que quisermos. Uma grande ferramenta para nós que valorizamos a língua de herança. Super recomendo!
*deixei passar outra promoção, que era de 4,99 dólares por mês, depois dos três primeiros meses gratuitos, mas ainda assim acho que vale o investimento 🙂